Biblioteca

Conheça um pouco da Biblioteca Marta Beatriz da Fonseca!

WhatsApp Image 2018-10-22 at 12.37.39 (2)

A Biblioteca Marta Beatriz da Fonseca está localizada no piso 1 (subterrâneo) da Faculdade Borges de Mendonça, localizada no centro de Florianópolis. Ela possui um acervo diversificado com cerca de 6.972 Títulos e 10.182 exemplares, de acordo com o último censo. Podendo encontrar obras nas áreas de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Biologia, Química e Física, assim como, Hotelaria, Turismo, Religião e Literatura para todas as idades. Além do mais, a Biblioteca disponibiliza para consulta local periódicos e jornais.

Os TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) estão 95% disponíveis em formatos PDF no Acervo Online e 5% no formato físico, para empréstimo de até 2 (dois) dias.

O layout passa por um processo de transformação a cada ano, se adaptando as novidades e aos novos alunos. Um dos locais mais procurados hoje é a BiblioZen (espaço com Puffs para descanso e leitura). Além deste, há salas para estudos em grupos e individuais. Em datas comemorativas são realizados eventos como forma de interação dos alunos, professores e colaboradores da Faculdade.

A acervo online é enriquecido com resumos dos livros da Biblioteca, feitos pelos próprios alunos que aproveitam para validar como atividades complementares. Este resumo possui entre 150 e 500 palavras.

Garantir o acesso e o uso à informação , incentivar a leitura , contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, promover  serviços de apoio ao ensino e aprendizagem visando formar  cidadãos  críticos com habilidades e competências para o uso eficaz da informação.

Ser referência em qualidade no incentivo a criatividade e  um  modelo de excelência na gestão e disseminação da informação aos serviços prestados aos usuários.

  • Manter o respeito, a ética e os valores humanos;
  • Agir com integridade e responsabilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Compromisso com serviços de qualidade;
  • Inovação nos métodos de serviço;
  • Compromisso na preservação e manutenção do acervo.

Utilidades

BiblioLocaliza

Agora ficou ainda mais fácil de se localizar entre nossas Obras literárias. 

Branco

Comédia - Por mais contraditório que possa parecer, a comédia é um gênero dramático, tendo em conta que apresenta vários episódios da vida através dos diálogos dos personagens.

Rosa Claro

Romances - obras literárias que apresentam narrativas em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla.

Lilás

Obas Romance Chick-Lit - Obras que abordam o universo feminino, sendo protagonizadas e majoritariamente escritas por mulheres. Geralmente são associadas a um conteúdo humorístico (embora nem todos os livros tenham essa característica de forma acentuada) e a um desenlace romântico, podendo ser associado ao Romance e ao Young Adult.

Roxo

Romances de época ou históricos - A composição das personagens e dos cenários é feita de modo que estejam em concordância com documentos e dados históricos, oferecendo ao leitor uma noção da vida e dos costumes da época. O romance histórico surgiu no século XIX com o escocês Walter Scott (1771-1832). Ele foi considerado o primeiro a usar esse estilo, sendo o clássico Ivanhoe sua obra mais famosa.

Cinza

Poesia - Composição textual em versos, metrificados ou livres, geralmente associado à sonoridade e figuras de linguagem, podendo ou não ser de caráter subjetivo.

Verde

Obras de Aventura - compõem um gênero da literatura que gira especialmente em torno das viagens, do mistério e dos perigos. Um ingrediente essencial dessas obras é a ação, a qual domina a cena e é fundamental para o desenrolar da trama. Vários elementos que definem essa categoria estão presentes também nos filmes de aventuras: a sucessão de eventos eletrizantes; a liderança do herói ou da heroína; a forma como o leitor gera uma empatia com os feitos narrados e com os personagens e a simplicidade do gênero.

Azul Marinho

Obras de Ficção Científica - gênero da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos, desenvolvido no século XIX. Conhecida também como a "literatura das ideias", evita utilizar-se do sobrenatural, tema mais recorrente na Fantasia, baseando-se em fatos científicos e reais para compor enredos ficcionais.

Azul Claro

Literatura Infantojuvenil - dedicado especialmente às crianças e jovens adolescentes. Nela, se incluem histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, novelas, poemas, obras folclóricas e culturais, ou simplesmente obras contendo/explicando fatos da vida real (ex: artes, ciências, matemática etc).

Amarelo

Fantasia - um gênero da ficção em que se usa geralmente fenômenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração. Muitas obras dentro do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos.

Laranja

Drama - A palavra “drama” vem do grego e significa “ação”, logo, é um acontecimento ou situação com intensidade emocional, a qual pode ser representada. No sentido literário, falar de drama é falar de teatro. Este gênero começou com a encenação em cultos a divindades gregas. A princípio os gregos abordavam apenas dois tipos de peças teatrais: a tragédia e a comédia. Algumas peças são bastante conhecidas e lidas até hoje, por serem marcos da dramaturgia da época: Prometeu acorrentado de Ésquilo; Édipo-rei e Electra de Sófocles; Medéia de Eurípedes e Menandro de Antífanes.

Vermelho

Literatura Erótica - utiliza o erotismo em forma escrita, para despertar no leitor as práticas ou desejos sexuais. Em sua maior parte utiliza-se do gênero literário romance, embora alguns dos grandes clássicos eróticos estejam em forma de conto ou poesia. O erotismo é relacionado ao amor, inspiração vinda do amor. Diferente do pornográfico, onde há um apelo ao lado sexual.

Marrom

Policial e Mistério - Também referida como novelas policiais é um tipo específico de história de suspense. As histórias começam com um crime, como o conflito central e apresentam pistas e suspeitos durante toda a história, para permitir uma resolução final através de uma dedução lógica. A maioria dos mistérios inclui um detetive profissional ou amador, que orienta o leitor através da solução do crime. Em alguns casos, os leitores são apresentados com provas suficientes para resolver corretamente o próprio mistério. Em outros, eles devem acompanhar os personagens até o final revelar a história.

Preto

Terror, Suspense e Gótico - está sempre muito ligado à fantasia e à ficção especulativa. É criado com intuito de causar medo e aterrorizar. A abstrata ideia de terror ou o ato de transmitir o sentimento de terror ou horror pode ser verificado também em todas as formas de arte.